Necta realiza Workshop Usina Híbrida no CREA-SP
26/08/2024

Os desafios do setor sucroenergético para garantir uma geração de energia elétrica limpa, rentável e competitiva para participar dos leilões foram pauta do Workshop Necta Gás, realizado em agosto no Coworking do CREA-SP, em São Paulo. O evento trouxe à tona um tema de grande relevância e potencial: as Usinas Híbridas.
O conceito de usina híbrida foi apresentado pelo engenheiro e pesquisador Sergio Guerreiro, da Wtert Brasil. Ele demonstrou uma abordagem inovadora no arranjo das usinas, introduzindo um ciclo combinado híbrido para promover a recuperação energética dos resíduos gerados na produção do açúcar e etanol. Nesse arranjo, a utilização do biogás ou gás natural integrado ao uso da biomassa potencializa a geração de energia elétrica e reduz significativamente as emissões totais da usina.
Essa tecnologia permite integrar, de forma viável tanto técnica quanto economicamente, a biomassa excedente, biogás e gás natural em um ciclo termodinâmico de alta eficiência, gerando energia elétrica de forma limpa e de baixo custo, sem reduzir a produção existente do açúcar e etanol da usina. Estima-se que com esse tipo de projeto a eficiência elétrica da usina sucroalcooleira, que atualmente gira em torno de 6%, possa alcançar até 36%.
“Trata-se de uma oportunidade para os setores de energia e agronegócios, e por isso trouxemos a visão de um especialista. Como distribuidora, a Necta Gás Natural pretende trabalhar em conjunto com os players desses setores para avançarmos nessa solução. O estado de São Paulo é rico em biogás e biometano, e para que esses recursos circulem e cheguem aos segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, uma forma é gerar energia complementar através do conceito de usina híbrida. Temos na nossa região de concessão 140 usinas, sendo que 51 delas produzem energia elétrica contratada pelo SIN. Essas usinas podem produzir muito mais energia através desse conceito”, explica José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás Natural.
Para o presidente-executivo da Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), Newton Duarte, o workshop trouxe importantes discussões sobre como enfrentar a intermitência das fontes renováveis na matriz elétrica e energética brasileira. “Acompanho o setor sucroenergético e fiquei muito feliz em saber que novas soluções tecnológicas com o uso do biogás, do biometano e do gás natural poderão desenvolver um trabalho de extrema importância para o nosso setor elétrico brasileiro, ao dar cobertura para as intermitências das novas renováveis. O segmento sucroenergético poderá ajudar o setor elétrico nacional com eficiência, baixos custos e fazendo uso de suas potencialidades”, destacou Duarte.
Sobre a Necta Gás
- Companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu mais de 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara (SP), e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na zona Sul da cidade.
Agosto/2024
Atendimento à imprensa
Outras Palavras Comunicação - www.outras.com.br
Ana Cândida Tofeti - (16) 99128-9419 - e-mail: anacandida@outras.com.br
Diana Nascimento - (16) 99202-6407 – e-mail: diana@outras.com.br